Início » Uncategorized » Estudante de Goianésia (GO) vence concurso nacional de redação do Sistema Campo Limpo

Estudante de Goianésia (GO) vence concurso nacional de redação do Sistema Campo Limpo

Não sou das goianesienses mais orgulhosas, mas a cidade tem as melhores escolas públicas de Goiás e é berço de premiados redatores, escritores e compositores de tecnobrega. (kkk)

Estudante de Goiás vence concurso nacional de redação do Sistema Campo Limpo

 

Concursos promoveram a educação ambiental junto a alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em mais de mil escolas de todo o país

 

A aluna Sarah Gabriely Fernandes Pacheco, da escola Professor Gessy Justino de Faria, de Goianésia (GO) foi uma, dentre os três estudantes premiados na etapa nacional do concurso de redação, promovido pelas centrais de recebimento do Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos), voltado para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Realizados pelo 7º ano consecutivo, o concurso de redação e também o de desenho, este voltado para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, ambos lançados como parte das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, mobilizaram cerca de 82 mil estudantes. Mais de mil escolas de 21 Estados foram envolvidas nas atividades organizadas pelas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. Os concursos – que possuem etapa local e nacional – trouxeram em 2011 os temas “O meio ambiente e as embalagens do campo: tudo a ver”, para a criação das redações, e “Cuidar do campo é cuidar da vida”, para os desenhos. Foram produzidos 42.061 mil desenhos e 39.813 textos.

 

Cada uma das categorias dos concursos teve três trabalhos selecionados pela comissão julgadora, que avaliou os cerca de 150 finalistas (80 desenhos e 70 redações) e foi formada por representantes de entidades associadas ao inpEV, veículos de comunicação, jornalistas, educadores e designers. 

 

Alunos, professores e escola foram premiados respectivamente com um notebook, uma filmadora digital e uma impressora multifuncional.

 

Para que pudessem produzir os trabalhos, os alunos receberam em sala de aula os conteúdos do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, desenvolvido pelo inpEV com o apoio das associações gerenciadoras das unidades de recebimento e oferecido aos educadores com atividades, informações e didática para trabalhar o tema Ciclo de Vida das Embalagens. Parte dos estudantes também esteve nas centrais de recebimento no Dia Nacional do Campo Limpo e receberam a visita do representante das centrais.

 

 

Vencedores edição 2011 dos Concursos de desenho e redação:

 

Desenho – Vencedores (em ordem alfabética):

 

Nome: Luana Queiroz Romano

Escola: Escola Municipal Deputado Nilson Baptista Ribas

Central: Cornélio Procópio/PR

Gerenciador: ADAN – Associação dos Distribuidores de Agroquímicos Norte Paranaense

 

Nome: Matheus Henrique da Rocha Santos

Escola: Vereador Odécio Nunes de Matos

Central: Naviraí/MS

Gerenciador: ARANAV – Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí

 

Nome: Pablo Armando Gabriel

Escola: EMEF Professor Santos Aguiar

Central: Catanduva/SP

Gerenciador: Coopercitrus

 

Redação – Vencedores (em ordem alfabética):

Nome: Geovana Gabrile Lemes

Escola: Escola de Educação "Cativante" sistema de ensino Objetivo

Central: Rio Brilhante/MS

Gerenciador: Ararb – Associação das Revendas de Insumos e Agrotóxicos de Rio Brilhante

 

Nome: Jenifer Guarez Marchiori

Escola: Escola Municipal São Francisco de Assis

Central: Cascavel/PR

Gerenciador: Addav – Associação dos Distribuidores de Defensivos Agrícolas e Veterinários do Oeste

 

Nome: Sarah Gabriely Fernandes Pacheco

Escola: Professor Gessy Justino de Faria

Central: Goianésia/GO

Gerenciador: ARAGO – Associação dos Revendedores de Agrotóxicos

 

 

Dia Nacional do Campo Limpo – balanço

Neste ano, 100 municípios, distribuídos em 21 Estados mais o Distrito Federal, comemoraram o Dia Nacional do Campo Limpo com o objetivo de levar mensagens de educação ambiental às futuras gerações, conscientizar a comunidade do entorno das centrais de recebimento sobre a importância da preservação do campo limpo para o desenvolvimento sustentável da agricultura e divulgar o sucesso do trabalho realizado por agricultores, canais de distribuição, cooperativas, indústria fabricante de defensivos agrícolas e poder público para o funcionamento do programa de logística reversa das embalagens vazias colocado em prática pelo setor agrícola.

                                                                                                                             

A iniciativa atingiu neste ano 122.295 pessoas (número que já inclui os participantes dos concursos de desenho e redação), que tiveram a oportunidade de participar de palestras, visitas às centrais de recebimento no dia de portas abertas, apresentações culturais e educativas.

 

Sobre o inpEV

 

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

 

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 87 empresas e nove entidades em seu quadro associativo.

 

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s