PALAVRA DO DIA (25/04/2010) – Resumo da semana

Conheço uma galera que sofre de cronofobia.

Semana de  fobias   – RESUMO

 

19/04 –  AGORAFOBIA

 

Ágora era, entre os gregos,

 

a praça pública onde o povo se reunia. Phóbos, também do grego, significa “medo”, “aversão” e deu origem, em português, não somente ao substantivo “fobia”, como também ao sufixo “-fobia”. Ao medo extremo de estar em locais amplos, abertos e tumultuados, dá- se o nome de agorafobia. O agoráfobo teme, nesses lugares ou situações onde a fuga seria difícil,

 

não conseguir escapar caso sofra algum mal-estar.

 

20/04 –  OMBROFOBIA

 

Ombro-, elemento composicional com origem no grego ómbros, ou, é referente a chuvas e tempestades. Assim sendo, o substantivo feminino ombrofobia é um termo psiquiátrico que designa o medo mórbido de chuvas fortes e tempestades.

 

21/04 – ALGOFOBIA

 

É natural e bastante compreensível que alguém tenha medo de sentir dor. Não à toa, crianças por vezes começam a chorar antes mesmo de receber uma injeção. O medo da dor física, no entanto, acaba

 

tornando-se anormal quando altera o comportamento de um indivíduo de modo a causar transtornos. Quando isso ocorre, o quadro é chamado de algofobia. O algofóbico

 

pode chegar ao ponto de modificar hábitos saudáveis (como praticar esportes) porque estes poderiam ocasionar lesões, ou mesmo ao ponto de impedir um médico ou dentista de realizar um tratamento. O prefixo alg(o)-

 

tem origem na palavra grega álgos, que significa “dor”. A algofobia opõe-se a “algofilia”, perversão na qual o indivíduo é compelido a buscar sensações dolorosas.

 

22/04 – ACROFOBIA

 

Acr(o)-, do grego

ákros,

a,

on,  é um elemento composicional que significa “elevado”. Desse modo,  acrofobia é um substantivo feminino que designa “medo de altura e de lugares elevados”.

 

23/04 – CRONOFOBIA

Caracterizadas por sensações como ansiedade e claustrofobia, as crises de cronofobia são desencadeadas pelo medo neurótico da passagem do tempo. A inexorabilidade do tempo é encarada como grande adversária para o indivíduo cronófobo (ou cronofóbico) e a incapacidade de controlar o passar dos segundos lança-o num estado de pânico. É um tipo de neurose bastante comum entre presos, já que a reclusão faz com que contem o tempo que ainda falta serem libertos e um dos efeitos da ociosidade do encarceramento costuma ser a impressão de que tudo passa mais vagarosamente. O termo cronofobia também está relacionado ao medo exacerbado de envelhecer.

 

24/04 – TAFOFOBIA

 

A tafofobia caracteriza-se pelo medo neurótico de ser enterrado vivo e acordar dentro de um caixão. Normalmente, o tafofóbico prefere ser cremado. O termo também pode referir-se a um enorme receio de ser soterrado e ficar embaixo da terra sem conseguir se movimentar ou pedir ajuda.

___

www.aulete.com.br

www.twitter.com/aulete

 

Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@palavradodia.com.br  
_____

A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.

Se você não quiser mais receber esta mensagem, envie um e-mail para cancelar@palavradodia.com.br

Ficha Limpa — a pressão está funcionando

Caros amigos,  

Nossa! O Brasil está gerando um movimento pela Internet sem precedents pela Lei Ficha Limpa. Só nos últimos 10 dias mais de 200.000 pessoas assinaram a petição!

Esta é uma luta histórica, mas a pressão está funcionando. Os oponentes da Ficha Limpa estão tentando ganhar tempo adiando a votação. Se eles acham que a nossa mobilização massiva vai dispersar – vamos mostrar que eles estão errados. Encaminhe este email, poste no twitter, compartilhe no Orkut, e vamos conseguir muito mais que a nossa meta de 2 milhões de assinaturas! Clique abaixo para assinar:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?vl

E clique no ícone para postar no twitter:

Membros da Avaaz já divulgaram esta campanha para milhões de amigos! Enviamos milhares de mensagens e telefonamos para nossos deputados. Alguns deles não querem que a Ficha Limpa seja válida para as eleições de outubro. Mas eles não entendem o que está acontecendo – um movimento imbatível pela política limpa começou no Brasil. E não vamos parar até venceremos.

A pressão está funcionando, vamos continuar divulgando para os 4 cantos do país:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?vl

Com esperança,

Graziela, Ricken, Alice, Ben, Luis, Iain, Pascal, Benjamin e toda a equipe Avaaz

Leia:

Usuários de redes sociais se mobilizam a favor do Projeto de Lei Ficha Limpa:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/04/06/usuarios-de-redes-sociais-se-mob…